sábado, 31 de outubro de 2009

Dica de livro: Jack Farrell & A Serpente Emplumada

México, 1520. Um grupo de conquistadores espanhóis, liderados por seu capitão Hernán Cortez, encontra-se sitiado por milhares de guerreiros enfurecidos, no centro de Tenochtitlán, a capital do império Asteca. O sacerdote Asteca, seguidor do Deus jaguar da escuridão, Tezcatlipoca, tenciona utilizar a presa de Quetzacoalt, A SERPENTE EMPLUMADA, para ressusitar um exército de guerreiros sacrificados. Entretanto, seu injento pode ser ameaçado por um enigmático francês usando uma máscara de ferro e que possui outros planos para a místca presa. Enquanto isso, na academia do cruzados, Gwem Watson desaparece misteriosamente, levando Jack, Will e seus amigos a uma desenfreada busca por seu paradeiro. Uma dessesperada busca que os levará até o passado, onde encontrarão corsários, deuses em guerra, criaturas monstruosas eo próprio Imperador Montezuma, testemunhandoo acaso de uma das mais fabulosas civilizações que a humanidade já conheceu. Terceiro volume da série Jack Farrell.
332 PÁGINAS
Execelente livro: vale a pena ler!!!

Samoa alerta para novo tsunami

Ondas gigantes provocaram mais de 100 mortos, segundo autoridades. Boa parte da população rumou para terras altas, longe do mar.

As autoridades de Samoa lançaram nesta quarta-feira (30) um novo alerta de tsunami, horas depois que um forte terremoto no Oceano Pacífico provocou um primeiro e devastador tsunami que atingiu o arquipélago. O tsunami ocorreu depois de um terremoto nesta terça-feira (29). As ondas gigantes provocaram mais de 100 mortos no território de Samoa Americana e em Samoa, segundo as autoridades locais. O epicentro localizou-se no mar, a 195 km de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, na escala de momento, mas depois revisou para 8. A Defesa Civil da Nova Zelândia avaliou o tremor em 8,3 graus na escala Richter.
Até agora, foram registrados 100 mortos em Samoa e 14 em Samoa Americana. Há relatos de dezenas feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas. O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger. “A sirenes tinham deixado de tocar depois que a polícia nos orientou para rumarmos às partes mais altas e longe do mar, quando houve um novo alerta de tsunami”, disse Cherelle Jackson, habitante do arquipélago. “Tudo começou de novo”, lamentou.

O carro mais rápido do mundo

O mais caro atualmente, mais potente, mais rápido é o Bugatti EB Veyron, de motor 16.4 de cilindros em W, nos radiadores cabem 40 litros de água (em um carro comum cabem 2l.) e o consumo é de 5 litros por km (consome 5 litros de gasolina a cada 1 km). A velocidade máxima é de 404 km/h e faz de 0-100 em 2 segundos e meio. A potencia é de 1001 cavalos. Existem no mundo apenas 16 dessas raridades. Se quiser ter um, vai ter que dispender cerca de 3 milhoes de reais, é hoje o mais caro do mundo, e ter uma fortuna para colocar combustivel. Você não vai conseguir andar com um desses aqui, pela sede de velocidade, só de primeira marcha vai a 125 km/h aproximadamente, quer dizer, não vai precisar de trocar as marchas na cidade...

Polícia persegue OVNI sobre Cardiff


A tripulação de um helicóptero perseguiu um OVNI após ele ter quase colidido com a aeronave perto de uma base militar.O piloto foi forçado a fazer uma manobra brusca para evitar ser atingido pela aeronave misteriosa quando o helicóptero estava voltando para a base St. Athan do Ministério da Defesa, próximo a Cardiff.Os 3 tripulantes, que descreveram o OVNI como tendo o 'formato de Disco Voador', então saíram em perseguição, indo o mais longe que puderam até ficarem sem combustível, como foi reportado.A aeronave da polícia estava à 500 pés de altitude esperando autorização para pousar em 7 de junho, quando os tripulantes perceberam a outra aeronave vindo em sua direção por baixo.Um porta-voz da polícia de South Wales disse: "Nós confirmamos que a Unidade de Suporte Aéreo avistou uma aeronave estranha. Isto foi reportado às autoridades relevantes para investigação".Foi reportado que a aeronave aproximou-se em grande velocidade mirando diretamente no helicóptero que desviou bruscamente."Eles estão convencidos de que foi um OVNI. Isso parece exagerado, mas eles sabem o que viram".A tripulação do helicóptero atravessou o canal Bristol em perseguição ao OVNI, mas o perdeu de vista e teve que voltar devido a falta de combustível.O avistamento se dá semanas após a abertura de arquivos sobre OVNIs para o público que revela que até mesmo controladores de tráfego aéreo e oficiais de polícia observaram naves misteriosas nos céus da Inglaterra.Os avistamentos vão de contos incríveis sobre visitas de homenzinhos verdes até relatos comprovados de policiais e pilotos sobre OVNIs sobrevoando cidades e municípios.Todos foram registrados em formulários, guardados em bases aéreas e delegacias e compilados pelo Ministério da Defesa entre 1978 e 2002.

Fita adesiva pode substituir CDs no futuro


Assim como os disquetes foram deixados de lado quando os CD-ROMs invadiram o mercado da Informática, os discos prateados correm sérios riscos de serem aposentados. A ameaça, que mais parece uma gozação, vem do experimento de cientistas alemães, que conseguiram armazenar dez gigabytes de dados em um rolo de fita adesiva comum, usando tecnologia laser. As camadas da fita são gravadas com um laser de alta precisão que deixa hologramas constituídos de pequenos pontos, onde são gravadas as informações. Para o alívio dos modernos Compact Discs, a tecnologia ainda levará alguns anos para ser aperfeiçoada.

Dias de gala do Hubble estão contados


A Agência Espacial Americana (Nasa) apresentou um novo telescópio espacial que deve substituir o Hubble, lançado há 17 anos.Medindo 24 metros de comprimento por 12 de altura, e ainda com um espelho de 6,5 metros de diâmetro, o novo equipamento será quase três vezes maior que o Hubble, e segundo cientistas, terá capacidade de "enxergar" até os limites do Universo.O telescópio, com custo estimado de US$ 4,5 bilhões, foi batizado de James Webb Space Telescope (JWST), em homenagem a um antigo diretor da Nasa.Um protótipo em escala natural está sendo exibido no Smithsonian National Air and Space Museum em Washington.LançamentoDe acordo com a Nasa, o JWST deverá ser lançado em junho de 2013, e será posicionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.Até lá, o Hubble vai continuar em atuação, com uma missão de reparos programada para 2008.Instalado em 1990, ele foi responsável por imagens inéditas do Sistema Solar, de estrelas e planetas distantes, e até de galáxias remotas formadas logo após o Big Bang.Mas cientistas argumentam que o JWST vai permitir que eles observem o espaço mais a fundo, e esperam conseguir mais dados sobre a origem do Universo."Precisamos de um telescópio muito maior para ´voltar no tempo´ e observar o nascimento do Universo", disse Edward Weiler, diretor do Goddard Space Flight Centre da Nasa.

A menor serpente do mundo


Foi apresentado na revista Zootaxa a menor cobra de todas as 3.100 espécies conhecidas. O réptil, chamado Leptotyphlops carlae, tem medidas de cerca de 10 centímetros de comprimento e tem uma espessura semelhante a um espaguete.Investigadores encontraram-se com as novas espécies na ilha do Caribe, Barbados e , como é habitual nestes casos, e advertem que a serpente está em perigo devido à proliferação de edifícios e de culturas no seu seio.O réptil de Barbados, tem a semelhança de outras espécies, produz um ovo em cada entrada e é alimentado principalmente por larvas de formigas e cupins.

Aprendendo com os Leões


Por Eduardo Kato, biólogo e professor de Gestão Ambiental do INPGDe acordo com as observações de Norman Carr, guarda de caça no Parque Nacional de Kafue, norte da Rodésia (África), os leões formam grupos de 15 a 45 semelhantes de diversas idades. São liderados por um macho que se impõe vencendo seus companheiros pela luta.O macho líder é responsável pela manutenção da estrutura do grupo e pela coordenação das ações de caça aos outros mamíferos de médio e grande porte (antílopes, búfalos, gnús, zebras, etc.). Quase sempre, a caça é o resultado de uma ação planejada e levada a efeito por um grupo de várias leoas e o leão líder.Norman relata que por várias vezes observou um leão líder postar-se imóvel tendo o vento seguindo dela para um grupo de antílopes reunidos pastando na savana. Sua presença, notada pelos antílopes, tinha a função de distraí-los do cerco preparado por mais de uma dezena de leoas formando cuidadosamente um círculo e vindo pelo lado oposto, sem serem percebidas por causa da direção do vento. No momento certo o leão salta em direção aos antílopes que assustados correm desordenadamente em direção às leoas que freqüentemente conseguiam caçar até dois animais.Norman conta ainda que as fêmeas grávidas têm seus filhotes (geralmente dois) cerca de três meses e meio depois de fertilizadas. Próximo do momento do parto, a fêmea procura uma fêmea que já não esteja em idade de ter filhos ou uma jovem solteira (freqüentemente uma filha sua já adulta) para ajudá-la no parto e nos primeiros meses após o nascimento da nova ninhada. A função da "madrinha", como chamam os massai (tribo de naturais que convive com os grupos de leões nas savanas africanas), é a de proteger a parturiente de ataques de animais (hienas, grandes aves de rapina e outros carnívoros) e ajudar a prover o grupo de alimento.Nos primeiros três meses de vida os filhotes são mantidos escondidos em pequenas cavernas ou fendas de maciços rochosos. A mãe e a madrinha caçam em dupla para alimentar os filhotes. Sabe-se de casos em que as fêmeas chegam a carregar antílopes com até 150 kg por mais de 2 km para alimentar as crias.Passado este período, os filhotes são apropriadamente "apresentados" para o grupo principal conduzidos pela mãe como que numa verdadeira "cerimônia de integração" dos novos membros. A não observância deste cuidado por parte da mãe, pode custa a vida dos pequenos, que são imediatamente devorados pelos machos do grupo.Uma vez aceitos como "amigos e membros do grupo", passam a usufruir da dedicação e lealdade do grupo todo. Caso a fêmea mãe venha a morrer, outras fêmeas assumem automaticamente a função de "madrinhas" dos órfãos, passando a cuidar dos pequenos como se fossem seus próprios rebentos, protegendo-os, inclusive, do ataque de machos que freqüentemente irritam-se com a presença de jovens animais.

A camuflagem das borboletas


As borboletas fazem parte de um imenso grupo de insetos chamado Lepidópteros que possui mais de 250.000 espécies diferentes. Dentre eles, cerca de 18.000 são borboletas. Elas apresentam-se em uma grande diversidade de cores, tamanhos e formato. São ativas durante o dia e existem em praticamente todo o mundo, desde lugares compostos pela gélida vegetação tundra até as florestas tropicais. Para protegerem-se, os frágeis insetos desenvolveram técnicas distintas. Algumas apresentam cores semelhantes ao ambiente em que vivem e confundem-se com ele. Outras, de espécie venenosa, desenvolveram coloração gritante para que os predadores, depois de saborear uma, lembre-se da amarga experiência e não o façam novamente. Há ainda um terceiro grupo que não apresenta veneno, mas se "veste" como uma delas. Assim, faz com que os inimigos a temam, sem desconfiar do banquete que estão perdendo.

Curiosidades sobre a terra e o universo


No espaço, os astronautas não conseguem chorar, porque não há gravidade para que as lágrimas possam escorrer.O maior vulcão existente chama-se Olympus Mons e situa-se em Marte. Tem 600 Km de largura e é três vezes mais alto que o Monte Everest.Cerca de 150 toneladas de fragmentos de meteoritos embatem na Terra todos os anos.O telescópio Hubble é tão poderoso que consegue fotografar uma mosca a piscar os olhos a uma distância de 13.700 Km.Quando os astronautas da Apollo 12 aterraram na Lua, o impacto causado fez com que a superfície lunar vibrasse durante 55 minutos. As vibrações foram captadas por instrumentos laboratoriais da NASA, o que levou os geólogos a criar a teoria de que a superfície de Lua é composta por frágeis camadas de rocha.O planeta Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do nosso Sistema Solar juntos.Segundo os cientistas, existe ouro em Marte, Mercúrio e em Vénus.É possível ver 500.000 crateras na Lua olhando-se da Terra.O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra.7 é o número de grandes desastres ecológicos, possivelmente erupções vulcânicas, que modificaram o rumo da história da Terra ao longo dos últimos 300 milhões de anos.3 milhões é o número estimado de pessoas que morreram em consequência de terramotos desde 1900.45% dos Americanos não sabem que o Sol é uma estrela.41 - O tamanho do primeiro pé que pisou a Lua.175 dias - Era o tempo que uma pessoa a correr sem parar (9,5 Km/h) demoraria a dar uma volta à Terra. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 Km. Na circunferência de Júpiter, essa mesma tarefa levaria 1.935 dias ou mais de 5 anos.12.756 Km - O diâmetro da Terra à volta do Equador. De pólo a pólo, o diâmetro é de 12.713 Km.5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas - O peso da Terra.A Terra é sacudida por mais de 20.000 tremores de terra anuais, 80 vezes por dia.São necessárias 200.000.000 palhinhas enfileiradas para dar uma volta à Terra.Em Saturno, os ventos são 10 vezes mais fortes do que um furacão. A sua velocidade pode chegar aos 1.770 Km/h.Se fossemos a conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 Km/h, levariamos cerca de 221.000 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL

É tudo lenda!
Elefantes não têm medo de ratos
Um rato, para os elefantes, é como uma formiga para nós.

As avestruzes não enfiam a cabeça na terra:
Se fizessem isso, morreriam sufocadas. Suas pernas são suficientemente grandes para essas aves se defenderem de quem as ataca - ou para fugirem correndo. Elas, na verdade, encostam o ouvido no chão para perceber a vibração do solo e a aproximação de eventuais predadores. Nessa posição, o animal também consegue se misturar com a vegetação e afastar qualquer perigo de ataque.

O elefante não bebe água com a tromba:
A tromba é o nariz do elefante e funciona como um canudo. Ele puxa a água e a esguicha na boca ou nas costas. Ele é capaz de armazenar 10 litros de água na tromba.

Papagaios não falam:
Os papagaios apenas imitam os sons que ouvem. Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem. O mainá, pássaro nativo da Índia, imita a fala humana com mais fidelidade que o papagaio.

O pônei não é um cavalo bebê:
O pônei é, na verdade, uma espécie de cavalo anão. Mesmo adulto, jamais chegará ao tamanho de um cavalo.

Qual a maior tartaruga do mundo? E quanto ela pesa?


A maior tartaruga do mundo é a tartaruga marinha, Dermochelys choriacea, que pode exceder os 2 metros e pesar 550 kg.

Por que os peixes morrem de barriga para cima?


A grande maioria dos peixes possui um órgão chamado bexiga natatória, que é um a bolsa de ar que ele infla ou murcha, respectivamente para subir ou descer, nas diferentes pressões do ambiente aquárico em que vive. Quando o peixe morre, esta baxiga natatória fica com um pouco de ar, e como este órgão se localiza na barriga, faz com que o peixe fique virado. Podemos pensar também no seguinte: a coluna vertebral do peixe é mais pesada que os órgãos que estão na sua barriga, e este fato, somado à presença da bexiga natatória, contribuem para que o peixe fique de barriga para cima.

Onde ficam as moscas de noite?


Dependendo da mosca em questão, podemos dizer o seguinte: algumas moscas tem um período de vida muito curto, de apenas 24 horas. A maioria das moscas que conhecemos é de hábitos diurnos. Portanto, nascem de madrugada, reproduzem-se de dia e morrem na madrugada seguinte. Outras moscas já tem um ciclo mais longo de vida, mas, como já disse, a maioria tem hábitos diurnos. à noite, procuram frestas para se abrigarem, saindo quando o dia clareia.

As formigas dormem?


As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa, e por isso ela fica num estado de letargia, ou seja "mais lerda".

Por que as vezes roncamos?

Quando dormimos, os músculos da garganta relaxam. Se a pessoa respira pela boca, a passagem do ar faz com que a garganta vibre e produza o ronco. Execesso de peso, queixo ou boca pequenos e outros aspectos físicos tornam a passagem do ar ainda mais estreita e, por isso, o ronco fica mais forte.

Quando dormimos de barriga para cima, o peso da lígua faz com que ela caía para trás, podendo bloquear parte da garganta e aí roncamos.

Muitas vezes, basta trocar de posição e o barulho acaba.

A Maior Cratera da Terra

Geólogos sul-africanos identificaram a maior e mais antiga cratera feita por um meteoro na Terra Há 2.100 milhões de anos, um meteorito causou a destruição da superfície da Terra. A magnitude da catástrofe foi tal que, apesar do tempo transcorrido, ainda é possível visualizar a principal marca do choque com o solo. Estamos falando da magnífica cratera Vredefort, situada na província sul-africana de Free State. Até há pouco os cientistas acreditavam que esta cratera era uma relíquia vulcânica do passado.Uma equipe de geólogos da Universidade de Witwatersland está estudando-a a fundo e já têm um veredito: a cratera de Vredefort foi causada por um gigantesco choque cósmico, e não só isto - com seu diâmetro que vai de 250 a 300 Km, a Vredefort subiu para 1º no ranking, tornando-se a maior e mais antiga cratera da Terra. Supera em dimensões a cratera canadense de Sudbury, e também a de Chicxulub, na península de Yucatán. Como este último, a cratera sul-africana teve uma grande influência no clima terrestre quando nosso planeta tinha a metade da idade de hoje, afetando boa parte da vida na superfície do planeta.Os geólogos coordenados por Uwe Reimold concluíram que os minerais do interior da cratera foram deformados de um modo que a atividade vulcânica terrestre não pode fazer. A cratera de Vredefort, que serve de paisagem natural à população de mesmo nome, é tão grande e está tão erodida que não denota sua verdadeira origem com facilidade. Para causar uma depressão como essa, um objeto procedente do espaço, de uns 10 Km de diâmetro, teria que chocar-se contra o solo a uma velocidade de 40.000 a 250.000 km/h. A quantidade de pó que lançaria na atmosfera, tornando-a opaca ao encontro com a luz solar, causaria uma catástrofe sem precedentes.

A contagem do tempo em outros planetas

As discussões em torno da data exata da passagem do milênio são puramente terrestres. Primeiro, porque essa contagem tem por base um evento religioso ....segundo, porque um ano é o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa ao Sol - 365 dias. Ou melhor, 365,2564 dias. Por isso, um ano terrestre é muito diferente de um ano marciano ou venusiano.Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, leva 88 dias a completar a sua órbita à volta da Estrela. Vênus demora 224 dias, Marte 697 dias, e Júpiter 11,9 anos terrestres. O ano de Saturno dura 29,5 anos dos nossos, o de Urano 84, e o de Neptuno 164. Se Plutão fosse habitado, a passagem de ano comemorar-se-ia a cada 248,6 anos. E se os homens de Plutão usassem a data do nascimento de Cristo para contar o tempo, estariam ainda no ano oitavo após o seu nascimento. Se o ano é definido usando como referência o movimento do planeta à volta do Sol, já os meses terrestres contam-se tendo em conta os movimentos da Lua. É por isso que os nossos meses não têm um número de dias igual ao longo do ano - são irregulares, como ela. A lunação - o tempo que separa duas voltas da Lua em conjunção com o Sol - foi escolhida para medida do tempo por ser o ciclo mais fácil de observar.O homem ainda não possuía dispositivos para medir o tempo, e ela já estava no céu, na sua dança, mudando de lua nova para quarto crescente, lua cheia e quarto minguante. Uma lunação demora, em média, 29,5 dias. Mas o mês lunar varia, na realidade, entre 29 dias e 6 horas e 29 dias e 20 horas. Daí a necessidade de adaptar o mês lunar ao mês do calendário. Se nem para a Terra a Lua determina meses exatos, que sentido faz pensar em usar um tipo de contagem semelhante, específico do nosso planeta, noutros planetas do sistema solar - se estes, um dia, forem colonizados? Como funcionaria um sistema de contagem baseado na Lua em Marte, que tem dois satélites naturais - Phobos e Deimos ? Ou em Júpiter, que tem 16? Levar-se-ia em conta todas as luas, apenas as quatro principais ou uma delas? Esta é uma questão retórica, uma vez que Júpiter é um planeta gasoso, sem condições para ser habitado. Já a sua lua Europa é um satélite natural com muito interesse para os cientistas, que pensam que a sua superfície poderá estar coberta de gelo. Se um dia o homem descobrisse condições para a habitar e Europa fosse colonizada, seria necessário pensar num novo calendário. Num exercício de imaginação, Robert G. Aiken, diretor do Lick Observatory, defendeu a adoção do calendário mundial (terrestre), simulando uma conversa com um amigo marciano. Nessa conversa, esse amigo imaginário expunha uma proposta para um calendário marciano, semelhante à proposta de calendário mundial que existe, na Terra, há décadas, e nunca foi adaptada. Na versão marciana, o calendário mundial tinha sempre 668 dias nos anos ímpares e 669 dias nos anos pares, tendo ainda, de dez em dez anos, um ano com um dia extra - um feriado fora do calendário. Como a inclinação do equador de Marte no plano da sua órbita é muito semelhante ao da Terra, o planeta também tem quatro estações por ano. Segundo este calendário, essas estações teriam sempre um número fixo de dias. Nos anos ímpares cada estação teria 167 dias. Nos anos pares, a Primavera, o Verão e o Outono teriam 167 dias, enquanto o Inverno teria mais um - ou seja, 168.Na conversa com o seu amigo marciano imaginário, Robert G. Aiken ouvia-o dizer que não percebia por que os humanos não simplificavam as coisas e optavam pelo calendário mundial fixo. Se calhar, a resposta mais honesta seria dizer-lhe que nem todos os humanos gostam da rotina e seria aborrecido saber que todos os anos começam a um domingo, todos os Natais calham a uma segunda-feira e que: quem nasceu a um dia de semana estaria condenado, para todo o sempre, a nunca celebrar o seu aniversário ao sábado. Afinal, somos apenas humanos... :)

Haloween: Lendas urbanas!

Fantasmas do Tsunami
Sobreviventes do tsunami que atingiu a Ásia no fim de Dezembro de 2004 dizem estar vendo fantasmas, inclusive, alguns recorrem a exorcismos usando até pizza para tentar "acalmar as suas almas".Lek, por exemplo, fica nervoso ao falar dos passageiros que entraram em seu triciclo motorizado na noite de 6 Janeiro de 2005. "Vá para Kata Beach", disseram para ele sete turistas estrangeiros depois de concordar em pagar uma tarifa de 200 Baht, segundo seu relato. Ele conduziu por um tempo, mas depois sentiu todo o corpo amortecido. Olhando em volta, ele viu o seu veículo vazio. Lek teve o que acredita ser um encontro com fantasmas que, muitos dizem, estão assombrando as praias e estâncias da costa tailandesa. E os amuletos que ele usa no pescoço não o estão ajudando a dissipar seus temores."Eu não consigo superar isso. Eu tenho que arranjar um novo trabalho. Eu tenho uma filha para sustentar, mas estou apavorado demais para trabalhar à noite", disse ele. Na praia de Patong, místicos chineses chegaram mesmo a executar exorcismos nas semanas depois da tragédia. Monges vestidos de branco da seita Pu Ta Gong oraram e ofereceram alimentos aos espíritos. Oferendas especiais de pizza foram incluídas para espíritos de estrangeiros. Roupas, papel e dinheiro foram queimados para ajudá-los a passar para o "além". Outras aparições que foram notificadas incluem uma mulher estrangeira cujos gritos ecoam pela noite dos escombros de um hotel que foi bastante atingido pelos tsunamis. Um guarda de segurança do local já deixou o emprego porque não aguentava mais a situação. Em Khao Lak, uma família local diz que seu telefone toca constantemente dia e noite. Quando se atende o telefone, ouvem-se vozes de amigos e parentes gritando por socorro.

Você sabia que...




Por que Vênus é mais quente se mercurio está mais próximo do sol?


Mercurio está mais perto do sol e acabou ficando sem atmosfera, pois a gravidade do sol atrai todos os gases.

Assim Mercúrio é incapaz de reter calor.

Quando o sol bate, fica quente, mas á noite a temperatura cai muito de pressa.

Já em Vênus, a atmosfera é bem mais densa e retém bastante calor. Por isso ele é o planeta mais quente do sistema solar.

A Ciência dos Maias


O povo maia tem origem incerta, mas antigas escrituras podem ligá-la ao platônico povo atlânte. Os maias se instalaram onde hoje é o sul do México, a Guatemala e Honduras por volta do ano 1000 a.C. A sucessão de descobertas arqueológicas, a partir do século passado, indica o desenvolvimento de uma das mais notáveis civilizações do Novo Mundo, com arquitetura, escultura e cerâmica bastante elaboradas. Sem dúvida nenhuma, essa civilização se baseou nos conhecimentos das culturas arcaicas, anteriores mesmo ao século X a.C.. Mas, foi a decifração dos ideogramas da escrita maia que permitiu reconstituir parcialmente a história deste povo magnífico. A história dos maias pode ser dividida em três períodos: o pré-clássico (1.000 a.C. a 317 d.C.); o clássico ou Antigo Império (até 889 d.C.); e o pós clássico ou Novo Império (também conhecido como "renascimento maia" até 1697). Da idade pré-clássica pouco se conhece, mas pode se afirmar que, neste período, já existia uma estrutura social e religiosa como uma classe sacerdotal especializada em matemática e astronomia. Provavelmente, foi nessa época que foi criado o calendário maia. O fim da idade pré-clássica e o começo da idade clássica foram estabelecidos com base nas primeiras datas que puderam ser decifradas nos monumentos.As Ruínas de Copán, a oeste de Honduras, foram descobertas em 1570 por Diego Garcia de Placio. Um dos locais mais importantes da civilização maia, estas Ruínas não foram escavadas até o século XIX. Suas fortalezas e praças públicas imponentes caracterizam suas três fases principais de desenvolvimento, antes que a cidade fosse abandonada no início do século X.Os avançados conhecimentos que os maias possuíam sobre astronomia, como eclipses solares e movimentos dos planetas, e sobre matemática, lhes permitiram criar um calendário cíclico de notável precisão. Na realidade são dois calendários sobrepostos: o tzolkin, de 260 dias, e o haab de 365 dias. O haab era dividido em dezoito meses de vinte dias, mais cinco dias livres. Para datar os acontecimentos utilizavam a "conta curta", de 256 anos, ou então a "conta longa", que principiava no início da era maia. Eles determinaram com exatidão incrível o ano lunar, a trajetória de Vênus e o ano solar (365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos). Inventaram um sistema de numeração com base 20 e tinham noção do número zero, ao qual atribuíram um símbolo.Os maias utilizavam uma escrita hieroglífica que ainda não foi totalmente decifrada. Os cientistas, estudiosos da civilização maia, comprovaram que os antigos fizeram muitas observações do Sol, durante sua passagem pelo zênite, na praça cerimonial de Copán. Esta descoberta reafirma que os maias foram grandes astrônomos e que viveram seu período de esplendor entre os anos 250 a 900 d.C.. Durante os solstícios e os equinócios, a posição do Sol gera alinhamentos especiais entre os vários monumentos, altares e outras estruturas da principal praça do sítio arqueológico maia de Copán.Hoje, o vale de Copán, como outros sítios arqueológicos, é declarado Patrimônio da Humanidade, resguardando o centro dos cerimoniais da civilização maia, que floreceu na América Central no primeiro milênio da Era Cristã.